O Conjunto Habitacional Caraguatatuba, em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, foi ocupado pela terceira vez nos últimos anos por pessoas sem moradia. As obras do conjunto foram iniciadas em 2010 e tinham previsão de término para 2012, mas, até o momento, não ficaram totalmente prontas.

A Caixa Econômica Federal é a responsável pelo empreendimento, e as famílias foram selecionadas pelo programa Minha Casa Minha Vida. A construtora contratada para executar o serviço faliu.

Os proprietários, que ainda não tiveram acesso aos imóveis, estão sem perspectiva. A cuidadora Thaís Diniz espera receber o apartamento há três anos. “É muito triste, eu estou morando de favor”, contou ela.

Em 2014, durante uma ação de reintegração de posse, a Polícia Militar entrou em confronto com ocupantes do Conjunto Habitacional Caraguatatuba, que montaram barricadas com pedaços de madeira, entulho e móveis e atearam fogo em ruas de acesso ao conjunto.

“Gostaríamos de ter uma posição, porque estamos todos corretos, nossos documentos estão corretos, participamos da fila, ficamos o tempo que foi necessário. A Cohab chamou e, agora, estamos assim, sem resposta de ninguém”, completou Diniz.

As famílias disseram que a ocupação é uma forma de protesto, já que não conseguem obter uma moradia digna.

“Muitas famílias estão aqui porque não têm onde ficar, realmente, não têm condições de pagar aluguel, muitas dependem do auxílio emergencial. Depender do governo é difícil”, lamentou Ana Cristina, que está desempregada.

Veja a matéria completa em G1.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *