Por Marcelle Conegundes / Bolsista do Projeto de Extensão RE-HABITARE/UFMG

Com o objetivo de tornar a página acessível a todos, independente de limitações físicas ou tecnológicas, a Plataforma pelo Direito à Moradia Adequada do Projeto de Extensão RE-HABITARE/UFMG vem passando por algumas alterações.

Por acreditar que uma sociedade mais justa e igualitária passa também pela promoção da acessibilidade, a Plataforma tem agregado novas ferramentas facilitadoras com o objetivo de ampliar a obtenção de informações a todos.

Agora é possível acessar o conteúdo da Plataforma na língua brasileira de sinais (Libras). Para isso utilizamos a extensão Hand Talk e também o VLibras. O Hand Talk é acessível pela extremidade direita da própria tela do site, enquanto o VLibras pode ser adicionado ao seu navegador no computador ou smartphne pelo link: <https://chrome.google.com/webstore/detail/vlibras/pgmmmoocgnompmjoogpnkmdohpelkpne>. Os dois mecanismos permitem a transcrição do texto por um avatar 3D.

Além disso, um recurso permite que o usuário com dificuldades de visão possa aumentar o tamanho da fonte, assim como alterar as cores e o contraste da tela, permitindo uma experiência de leitura mais confortável. A ferramenta de contraste possibilita aumentar o contraste de toda a página, basta clicar no ícone para ativar este recurso e a Plataforma na sua integralidade será alterada.

Para voltar à visualização original basta clicar novamente no mesmo ícone. Para quem necessita de ampliação do tamanho do texto deve clicar em “A+” para aumentar e em “A-” para diminuir. Para voltar ao tamanho padrão do site é só clicar em “A”. Além desses recursos, o usuário pode também utilizar os atalhos no próprio teclado:

– Pressione “Ctrl +” para aumentar o tamanho da fonte;

– Pressione “Ctrl -” para diminuir o tamanho da fonte;

– Pressione “Ctrl 0” para que a fonte retorne ao tamanho original.

O próximo passo é o de garantir o acesso a deficientes visuais de textos em áudio por meio da transcrição de navegadores textuais com leitores de tela. Espera-se que estas novas possibilidades de acesso à Plataforma possam contribuir para superar as deficiências visuais, motoras, auditivas, cognitivas e intelectuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *