Na última quinta-feira (9), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) conseguiu suspender a reintegração de posse de 26 apartamentos no Condomínio Erna Grings, em Igrejinha. A ação foi realizada em conjunto com a Defensoria Pública da União (DPU).
Destinado para famílias de baixa renda, o condomínio foi entregue em 2017 e é financiado pelo programa Minha Casa Minha Vida. A Caixa Econômica Federal entrou com o pedido de reintegração alegando inadimplência de moradores do conjunto habitacional. Segundo a solicitação, algumas famílias deveriam deixar suas casas até o dia 22 de novembro.
Após serem procuradas por diversas famílias, as Defensorias Públicas obtiveram decisão favorável da 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Novo Hamburgo para a suspensão da medida.
Na busca por uma solução extrajudicial do conflito, as instituições promoverão um mutirão de atendimentos no condomínio, com presença da unidade móvel da DPE/RS. A ação ocorrerá entre os dias 20 e 24 de novembro, em horário a definir, visando a conciliação entre os moradores e a Caixa Econômica Federal.
“São pessoas em extrema hipossuficiência financeira e organizacional que agora, representados pelas Defensorias, poderão negociar com a Caixa e ter garantido seu direito à moradia”, comentou o defensor público que atua no caso Alcindo Pereira Neto.

Fonte: https://www.defensoria.rs.def.br/em-igrejinha-reintegracao-de-posse-que-deixaria-26-familias-sem-casa-e-suspensa-apos-acao-conjunta-entre-dpe-rs-e-dpu

Foto: Rádio Taquara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *