Em entrevista à Rádio Real, o deputado estadual Leleco Pimentel (PT) expressou seu entusiasmo ao explicar detalhes do Projeto de Lei nº 195/2023, que propõe a criação da Política Estadual de Produção Social de Moradia por Autogestão. O projeto visa transformar a abordagem da habitação de interesse social, introduzindo a autogestão como um princípio fundamental. Leleco, autor do PL, é natural de Ouro Preto e citou exemplos da cidade para valorizar a autogestão.

Leleco Pimentel enfatizou a autogestão como um conceito baseado nos pilares de solidariedade, economicidade e empoderamento. Ele compartilhou uma experiência prática com o secretário de Governo de Ouro Preto Yuri Assunção, quando colaborador do programa de moradia, que, ao aplicar suas habilidades em instalações elétricas, exemplificou como a autogestão valoriza os talentos individuais para aprimorar as condições habitacionais.

“Para reforçar, a autogestão recebe os talentos das pessoas e os utiliza para fornecer serviços, envolvendo desde pedreiros até bombeiros hidráulicos que entendem a localização adequada do projeto hidráulico em uma casa, inclusive para futuras manutenções. Isso inclui profissionais como eletricistas, pedreiros, e até mesmo serventes. A autogestão, de fato, representa um instrumento de transformação social. Vale destacar que essa abordagem não é uma ideia original minha, mas já estava presente na Aliança Bolivariana dos Povos Latino-Americanos. É uma prática que remonta à forma como nosso povo se organizava para garantir a sobrevivência. Em vez de buscar uma quantidade excessiva de recursos apenas para gerar lucro, a autogestão segue um princípio mais equitativo e sustentável”.

Fonte: https://galile.com.br/projeto-autogestao-nas-politicas-de-moradia-em-mg/

Foto: retirada da reportagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *