Nesta semana, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), completou 40 anos de luta pela terra, a qual se soma à garantia do direito à moradia. O movimento se faz presente em 24 estados do país, e as ações do grupo foram essenciais para combater a concentração de terra no território brasileiro.

O 1° Encontro Nacional dos Sem Terra ocorreu em 22 de janeiro de 1984, no Paraná, e reuniu camponeses, agricultores, posseiros e excluídos rurais para a formação do movimento que buscava, e busca ainda hoje, lutar contra as desigualdades no Brasil.

Por meio de ocupações, manifestações de rua e resistência no campo e nos órgãos públicos, movimentos como o MST têm papel essencial como instrumento de luta pela reforma agrária e articulação pela conquista e manutenção do direito por terra, alimentos e moradia digna para a população frente às instituições governamentais, os grandes latifundiários e a elite brasileira.

A presidente da FNA, Andréa dos Santos, ainda ressalta o importante papel do MST na luta pela destinação social dos espaços vazios e não produtivos no Brasil. “A moradia é um direito de todos e o MST enquanto movimento de luta é fundamental para essa conquista, principalmente na garantia da habitação rural para os agricultores e trabalhadores do campo”, explica ela.

Fonte: https://fna.org.br/40-anos-do-mst-luta-pela-terra-e-a-garantia-de-moradia-para-todos/

Foto: retirada da reportagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *