A grande área metropolitana de São Paulo é uma das dez maiores áreas metropolitanas do mundo, com uma população estimada em 21 milhões de habitantes. Por ser a maior cidade do Brasil e a capital do estado de São Paulo, tem importância política, econômica e cultural em nível nacional, regional e global.

São Paulo tem sido o centro de uma luta intensa e contínua sobre os valores que orientam as decisões sobre a terra e os processos de construção da cidade.

Por um lado, o estado e os poderosos agentes do mercado promovem a cidade como um motor de crescimento econômico, o que levou a uma agenda que se concentra na privatização da propriedade e da gestão de serviços e espaços de utilidade pública na cidade.

Por outro lado, uma rede bem estabelecida e ativa da sociedade civil, que se concentra no direito à moradia adequada e no direito à cidade, tem se esforçado para promover mudanças e estabelecer precedentes importantes. Essa rede se mobilizou para proteger a função social da terra e da propriedade, implementar iniciativas habitacionais lideradas pela comunidade em escala e melhorar os assentamentos informais.

Fonte: https://diplomatique.org.br/movimentos-sociais-direito-a-moradia-baixo-carbono/

Foto: retirada da reportagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *