Florianópolis está entre as cidades mais caras de se viver no país. Nos últimos anos, a curva de valorização dos imóveis – a venda e a locação – está sempre acima das políticas de valorização de salários, ou seja, a população que vive dos esforços do trabalho assiste a seu pertencimento em tom de contagem regressiva. Como agravante, e neste ponto há bastante consenso entre estudiosos, as gestões municipais da capital não priorizam a moradia social como direito constitucional.

Nas décadas anteriores, as assimetrias não diferiam muito das recentes. É verdade também que, cientes dessa crítica, a gestão municipal passou a ventilar recentemente programa habitacional via aluguel social, o que não resolve nem de longe as necessidades habitacionais. Por enquanto, é a cidadania ativa popular que, a fórceps, obtém alguns avanços.

Na capital catarinense, a “Anita Garibaldi” é a primeira ocupação por moradia popular em edifício.

O imóvel, que totaliza cerca de 1.300 m², está localizado em área bastante central e adensada, amplamente provida de infraestrutura e serviços, 10 minutos a pé de duas escolas básicas e a 10 minutos de ônibus das principais instituições públicas . As cerca de 30 famílias que se abrigam no interior dos três pavimentos passaram a aplicar melhorias e constituíram ali uma vida em comum: limpezas periódicas, reparos em redes e equipamentos hidráulicos, substituição e ampliação da rede elétrica, recuperação e ampliação de medidas de segurança contra incêndio.

Com assessoria técnica de professores do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, as equipes de moradoras(es), estudantes e pesquisadoras realizaram projetos emergenciais para melhorias de banheiros no andar térreo, bem como duas versões de propostas de projetos de habitação social, que foram levados ao Ministério Público visando uma conciliação com o governo do estado.

Fonte: https://jornalggn.com.br/cidadania/anita-garibaldi-uma-ocupacao-referencia-para-a-habitacao-social/

Foto: retirada da reportagem.