Doze anos após os Jogos Olímpicos de Londres em 2012, guindastes são vistos no Parque Olímpico, onde diversos prédios ainda estão em construção. As promessas de moradias a preços “acessíveis” estão longe de serem cumpridas em um bairro altamente gentrificado.

As Olimpíadas de Londres, muitas vezes lembradas como um grande sucesso, foram realizadas parcialmente em um dos bairros mais pobres da capital britânica, Stratford, no distrito de Newham (leste).

Em sua candidatura aos Jogos Olímpicos, a promessa era clara: o evento olímpico serviria “diretamente” para melhorar as condições de seus habitantes, com milhares de novas moradias, sobretudo sociais, que seriam vendidas a preços “acessíveis”.

“Os principais beneficiados são as pessoas ricas”, critica Penny Bernstock, pesquisadora da Universidade UCL, que denuncia a falta de moradias a preços acessíveis no Parque Olímpico.

Ao todo, foram construídos cerca de 12.400 apartamentos, mas apenas em torno de 1.000,  menos de 10%, são moradias sociais, segundo dados da London Legacy Development Corporation (LLDC), responsável pela reconversão das instalações dos Jogos.

Fonte: https://www.bol.uol.com.br/noticias/2024/03/26/doze-anos-apos-os-jogos-de-londres-2012-onde-estao-as-moradias-acessiveis.amp.htm

Foto: https://www.ysoke.com/esporte/1711594873s550709.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *