As famílias que vivem nos 168 apartamentos do Conjunto Habitacional São Sebastião F, no bairro Jaraguá, construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), estão sofrendo com a precariedade das moradias.

Os moradores receberam as casas em 2018, após terem seus imóveis demolidos com a justificativa de que estavam em áreas de proteção ambiental ou de risco. Porém, eles reclamam que o local onde foi construído o Conjunto Habitacional São Sebastião F tampouco é adequado, já que sofre com constantes alagamentos.

Os moradores também apontam problemas na estrutura dos apartamentos, como trincas e rachaduras nas paredes, vazamentos, infiltrações e entupimentos da rede de esgoto. A falta de manutenção, segundo eles, prejudica tanto as casas quanto as áreas comuns, como a praça, o parquinho e aparelhos de academia ao ar livre frequentados pela comunidade. Outra queixa constante é o valor mensal das parcelas cobradas pela CDHU.

Morador do conjunto habitacional do Jaraguá, Isnaldo Pereira Coimbra comenta sobre os problemas em sua moradia. “Desde o início as casas todas com rachaduras, trincas nas paredes, vazamento no telhado. O teto do meu quarto está quase caindo, o teto do banheiro está todo rachado, a casa alaga, a nossa rua quando chove enche de água. E as parcelas absurdas que ninguém consegue pagar, a promessa era de um valor fixo pra gente, com aumento mínimo e hoje a gente está pagando uma parcela absurda. A gente está com medo de morar nas casas, a situação está crítica. Sem contar que tiraram a gente das casas da gente alegando que estava em área de risco, mandaram para outra área de risco pior ainda e ainda estamos pagando um preço absurdo. Então é um pedido de socorro”, desabafa o morador.

Fonte: https://www.tamoiosnews.com.br/noticias/cidades/familias-sofrem-com-moradias-precarias-em-conjunto-habitacional-no-jaragua-em-sao-sebastiao-sp/

Foto: retirada da reportagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *