Mapas produzidos pelo Observatório das Metrópoles de Porto Alegre mostram que as áreas mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul foram as mais pobres. As inundações já desalojaram uma a cada 20 pessoas no estado, conforme dados da Defesa Civil estadual.

Na capital gaúcha, o Observatório das Metrópoles está vinculado à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e é uma rede de pesquisa com núcleos em 18 cidades do país.

André Augustin, economista e especialista em planejamento urbano e pesquisador do Observatório, explica que o estudo foi elaborado cruzando dados de renda per capita do Censo Demográfico de 2010 com mapa das áreas urbanizadas alagadas pelas enchentes, produzido no dia 6 de maio pela UFRGS.

Já são mais de 538.245 pessoas desalojadas e todo o estado foi afetado de alguma forma, diz o pesquisador. Mas as regiões atingidas concentram principalmente populações de baixa renda.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/05/16/bairros-mais-pobres-foram-mais-atingidos-pelas-enchentes-no-rs-veja-mapas.htm

Foto: retirada da reportagem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *