Por Giovana Paula Ramos Silveira Leite / Bolsista do Projeto de Extensão RE-HABITARE (UFMG)
O RE-HABITARE, a partir da oferta da disciplina extensionista “Espaço Urbano e Direito das Cidades” lecionada no segundo semestre de 2018 na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG, produziu uma série de vídeos com os alunos, visando levar conhecimento acadêmico e técnico de forma simples a população em geral, principalmente à comunidade externa a Universidade, sendo esse um dos papéis principais do nosso projeto de pesquisa e extensão.
O segundo vídeo parte dessa série, assim como o primeiro (Mobilidade Urbana I), aborda como temática a mobilidade urbana, tratando como foco o tema na circunscrição de Belo Horizonte. Com base nesse assunto, os alunos da disciplina usaram como principal recurso as entrevistas, ao longo de todo vídeo foram entrevistados diversos cidadãos de Belo Horizonte que responderam perguntas sobre sua experiência com o transporte público em seus cotidianos.
Ganha destaque no vídeo, a entrevista com Rodolfo, membro do Tarifa-Zero, movimento social que atua na questão da mobilidade urbana em Belo Horizonte, que surgiu em 2013, a partir de uma campanha que tinha foco na luta pelo transporte como direito social. Em sua entrevista, é feito um breve relato sobre a linha suplementar 19, HOSPITAL EVANGÉLICO/SHOPPING BOULEVARD, linha de ônibus organizada pela população, reivindicada pela sociedade junto ao movimento Tarifa-Zero, que possui preço popular, calculado pela sociedade com base nos custos da linha, que a época do vídeo custava R$1,50 e hoje custa R$1,65.
Para abordar o assunto, os integrantes do grupo utilizaram, além das entrevistas com a população e com o membro do Tarifa-Zero, dados da BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), do Raking Nacional de Mobilidade Urbana, do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
Assista ao vídeo em: Rehabitare UFMG