Os movimentos populares de Belém terão 107 delegados e delegadas representantes na 7ª Conferência Municipal da Cidade de Belém. A escolha aconteceu em uma plenária realizada na tarde de quarta-feira, 14, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), na Avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco.

Quase 300 pessoas, de diversos segmentos sociais e de 17 movimentos organizados, se inscreveram para participar da pré-conferência. Em discussão, as políticas públicas de habitação; planejamento territorial; trânsito, transporte, mobilidade e acessibilidade, além de saneamento ambiental e a eleição de delegados e delegadas, de forma paritária.

Foi o segundo evento preparatório à 7ª Conferência Municipal da Cidade, marcada para ocorrer nos dias 26 e 27 de junho. O anterior aconteceu na terça-feira, 12, e reuniu trabalhadores e trabalhadoras nas dependências do Sindicato dos Bancários, no bairro do Reduto. Mais duas pré-conferências ainda serão realizadas nesta quinta-feira, 15, uma reunindo Organizações não Governamentais (Ongs) e outra as entidades e conselhos profissionais, e instituições acadêmicas e de pesquisa.

Quem organiza é uma comissão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CDU) com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep). A 7ª Conferência tem como tema “Cidades democráticas, inclusivas e sustentáveis” com o lema “Fortalecer a política de desenvolvimento urbano com participação popular e controle social”.

Com a abertura para participação dos presentes, várias lideranças de movimentos sociais defenderam suas demandas e propostas para a definição de políticas públicas, principalmente, na questão da moradia e saneamento básico.

Érica Moreira, da União Nacional por Moradia Popular (UNMP), destacou a importância da plenária por juntar os movimentos populares, de luta pela moradia e pela reforma urbana. “A luta por moradia é uma luta muito ampla. E o direito da cidade é de todos e todas, o direito da cidade é de quem habita na cidade e a gente tá aqui pra garantir que o direito da cidade seja amplo, seja plural e que a diversidade também esteja dentro. A Prefeitura de Belém está de parabéns por garantir mais um espaço da participação popular”.

Leia a matéria completa no site Belém.com.br

Foto: retirada da matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *