Tem início nesta quinta-feira (24/08), na cidade de São Luis, o 15º Encontro Nacional da União por Moradia Popular, que ocorre na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais do Maranhão (Fetaema), no Centro da capital maranhense.
O evento durará quatro dias, com encerramento previsto para o próximo domingo (27/08), e contará com mais de 600 delegados, representando 20 estados. Todos os participantes foram eleitos por meio de plenárias e encontros regionais.
O lema do evento deste ano é “em defesa da democracia e da Mãe Terra, mão abrimos mão da autogestão”. Um dos objetivos dos organizadores é discutir a atual conjuntura política do país, por meio de temas que dizem respeito à atuação pública e política do movimento por moradia popular.
Para Creuzamar de Pinho, coordenadora estadual da União Por Moradia do Maranhão, o 15º Encontro, garante uma efetiva participação dos militantes que constroem o movimento nacional pela moradia popular.
“Para nós, o encontro marca a nossa construção coletiva de um país mais democrático e participativo. Temos uma enorme responsabilidade em retomarmos os nossos projetos por mais moradia digna para a população. A moradia é a porta de entrada para a garantia dos direitos humanos”, ressaltou a ativista social.
Leia a matéria completa no site Opera Mundi
Foto: retirada da matéria