O  Fundo Imobiliário para Propriedade Comunitária (FICA) é um dos vencedores do Prêmio Pergaminho de Honra 2023 da ONU Habitat, seu trabalho foi escolhido graças à ação dedicada ao combate à especulação imobiliária e às ações voltadas ao acesso de pessoas a alugueis mais baratos. A organização sem fins lucrativos ajudou famílias de baixa renda a lutar contra a segregação e apoiou as cidades na obtenção de moradia para todos. Sua missão é única no contexto brasileiro e, ao atuar como proprietário social, oferece um novo papel dedicado ao combate à especulação imobiliária e realiza ações voltadas ao acesso à moradia.

O FICA desenvolve, os seguintes programas, Morar Primeiro, que prevê habitação para população em situação de rua – em parceria com o Padre Júlio Lancellotti; Apartamentos, onde moradias unifamiliares são compradas por doações; Compartilha, em que moradias coletivas financiadas por investimentos sociais; FicaLab, de incubação e aceleração de projetos; e o Moradia Estudantil, para estudantes de baixa renda da Universidade de São Paulo.

O Prêmio da ONU Habitat dá voz à incitativas no  campo do desenvolvimento sustentável, ao reconhecer iniciativas de habitação e assentamentos humanos, que propõem  melhorias na vida urbana e atenção aos mais vulneráveis,  contribuindo para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. São 5 projetos selecionados por ano, com mais de 80 indicações vindas da África, Ásia, Europa e América Latina.

A conquista do FICA marca a sexta vez que o Brasil é contemplado na prestigiada premiação. No ano passado, foi Recife, em 2012, a cidade de São Paulo; em 2013, o Rio de Janeiro, além de dois programas do governo federal reconhecidos em 2005 e 2006. O prêmio será entregue durante o Dia Mundial do Habitat (WHD), que este ano acontece em 2 de Outubro.

Leia a matéria completa no site do Observatório do Terceiro Setor

Foto: Andre Ribeiro/Futura Press