O museu da ocupação Maria do Arraial, no Centro de Belo Horizonte, realizou na segunda-feira (12/12) e na terça-feira (13), um seminário com palestras e filme sobre moradias e lutas pela terra. O evento abordou a história de ocupações em Belo Horizonte. O Maria do Arraial fica na Rua da Bahia. 1.605.

Antes do planejamento da capital mineira, o local onde está hoje Belo Horizonte era conhecido como o arraial Curral e Del Rey. Segundo o professor do da Escola de Arquitetura da UFMG Thiago Castelo Branco, desde o momento em que a construção Belo Horizonte foi realizada, há a presença de favelas na cidade.

A primeira palestra, com o mineiro Luis Nassif, traz um apanhado sobre um livro do jornalista que trata da especulação em BH durante o governo FHC e consequência desse movimento econômico na formação da cidade. A segunda conversa será sobre luta da terra urbana, com o Frei Gilvander Moreira, que acompanha a causa há 20 anos. Na quarta-feira (13/12) o tema foi literatura e história, com a historiadora Marcelina das Graças. Foi discutido o romance “A Capital”, de Avelino Fosco, um testemunho literário do processo do arraial se tornar capital. À tarde, a professora da UFMG Juliana Cardoso moderou uma discussão sobre o processo de indenizações dos moradores do Curral Del Rey.

O evento foi encerrado com a mostra do “Filme de Luta”, que apresenta como os moradores do Curral Del Rey ainda continuam existindo em Belo Horizonte – sob a emancipação da luta urbana.

Fonte: https://www.em.com.br/gerais/2023/12/6668842-evento-em-ocupacao-no-centro-traz-discussoes-sobre-questao-da-moradia-em-bh.html

Foto: retirada da reportagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *