A 6ª Conferência Estadual das Cidades vai ser convocada pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (8/4/24), pelo subsecretário de Política de Habitação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Henrique Oliveira Carvalho, em audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Segundo relatos na reunião, como até o momento não havia notícias sobre a realização da conferência estadual em Minas, deputados e integrantes de movimentos sociais se articularam para cobrar do governo estadual a iniciativa.
A conferência estadual é a etapa anterior à nacional, e os estados precisam fazer as convocações até o dia 15 de abril. Já os encontros devem ocorrer entre 1º de julho e 15 de setembro.
O coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, Fernando Soares, defendeu a importância da participação popular na conferência para assegurar direitos.
Em sua opinião, é preciso discutir o racismo ambiental existente no País. “A maioria do povo brasileiro não tem o mínimo, que é a segurança da sua casa”, disse.
O deputado Leleco Pimentel (PT), que solicitou a reunião, e a deputada Bella Gonçalves (Psol) salientaram a importância de se retomar o processo participativo em relação ao rumo das cidades.
Já a deputada Bella Gonçalves (Psol) enfatizou que o acesso à moradia, transporte, saneamento e lazer, entre outros, compõem o direito à cidade.
Foto: retirada da reportagem.