A TETO Brasil, em parceria com o Insper e a Diagonal, divulgou o Panorama das Favelas e Comunidades Invisibilizadas no Estado de São Paulo. O estudo, realizado a partir de dados primários coletados pelo voluntariado da TETO em nove comunidades do estado de São Paulo entre 2019 e 2023, traça um retrato da precariedade destas localidades e da desigualdade perpetrada pela inexistência de políticas públicas adequadas para suas populações.

O documento tem como objetivo denunciar as violações de direitos e embasar a formatação de serviços ou políticas públicas de assistência às regiões mapeadas.

Por exemplo, dados como o número de moradias construídas com materiais não duráveis (madeira e sucata) que chega a 43%; em 20% das moradias o piso é de terra ou madeira; e 69% dessas casas enfrentam problemas como frio ou calor excessivo, entrada de insetos e roedores ou infiltração de umidade ou água, que trazem diversos riscos à saúde.

Além disso, o acesso às redes formais de saneamento e eletricidade alcança apenas 30% dos moradores destes territórios. Essas informações indicam que o estado não garante os direitos básicos aos cidadãos das favelas mais invisibilizadas.

A TETO Brasil atua desde 2006 mobilizando jovens pela superação da pobreza por meio da construção de casas emergenciais e projetos de infraestrutura nas favelas mais invisibilizadas do país. Promovemos encontros improváveis para juntas e juntos, expandir o acesso ao que é básico e urgente: moradia, saneamento e saúde. Mais do que isso, promovemos a cada ação o desenvolvimento de cidadãs e cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/arq-urb/urbanismo/estudo-da-teto-brasil-mostra-realidade-de-favelas-hiper-vulnerabilizadas/

Foto: retirada da reportagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *