Prédio está ocupado desde a última sexta-feira (28). Mais de 250 famílias pedem condições de moradia em Belo Horizonte.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) entrou, na última segunda-feira (31), com um pedido de urgência na Justiça mineira para o despejo das 250 famílias que estão na ocupação Maria do Arraial, em um edifício de dez andares no Centro de Belo Horizonte.

Quem confirma a informação é o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que disse ter sido pego de surpresa pela notificação judicial, já que aguardava uma nova rodada de negociações entre as partes. O Senac é o dono do prédio onde as famílias estão ocupando.
Na terça, o processo foi encaminhado pelo juiz de plantão da 33ª Vara Cível de Belo Horizonte para a Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Cristiano Araújo, membro do MLB, questionou a atitude do Senac, já que todos aguardavam uma sequência nas negociações. “Nas conversas que tivemos na sexta-feira, ficou decidido esperar as negociações começarem, seja pelas mesas do governo ou pela Sejusp. Eles se anteciparam e entraram com o pedido de despejo. As famílias ficaram preocupadas. O movimento também ficou”, disse.
O pedido da instituição é de que o despejo seja imediato. Sem moradia para as famílias que estão no prédio, o MLB espera continuar com as negociações com o governo para garantir o direito dos ocupantes. “Mantemos um sentimento de que o Senac foi pra cima, de despejar sem o diálogo. Em contrapartida, procuramos a mesa de diálogo do estado. Conversamos e nos próximos dias vamos continuar esse processo de trabalho com novas reuniões e negociações”, contou Cristiano.
Leia a matéria completa no site do Estado de Minas
Foto: retirada da matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *