As obras de duplicação da Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), em Campinas (SP), têm sido motivo de impasse entre 116 famílias e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Isso porque, com a ampliação do trecho, todos os imóveis na área de construção devem ser demolidos.

A solução apresentada pela Secretaria Municipal de Habitação e pela Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab), um auxílio-aluguel de R$ 605 para quem sair do local, foi aceita por 19 famílias, mas tem sido alvo de críticas por conta do valor considerado baixo.

Com o avanço das obras, 19 famílias aceitaram os recursos oferecidos pela secretaria de Habitação e Cohab e saíram do local. As demais, no entanto, alegam que o valor oferecido no auxílio-aluguel é baixo, e dizem que estão em terrenos comprados há mais de 30 anos (veja relatos abaixo).

Para a professora de urbanismo da PUC-Campinas Vanessa Figueiredo, uma obra de tamanho impacto para a população só poderia ter começado após um acordo com todas as partes envolvidas. Além disso, a especialista questiona o valor oferecido às famílias.

“Qual seria a pertinência de fazer um investimento desse porte, que vai segregar ainda mais esse bairro que já é na periferia, já é afastado e já tem uma série de problemas de qualidade urbanística e de inclusão socioespacial?”, diz.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/02/13/entenda-por-que-obras-em-rodovia-de-campinas-devem-afetar-moradia-de-116-familias.ghtml

Foto: retirada da reportagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *