São Paulo passa por um boom imobiliário. É possível ver prédios subirem em diversos bairros, principalmente próximos ao metrô. A sensação é de que a cidade está ficando fechada, sufocada pelos grandes empreendimentos. Ranking da Consultoria e Urban System, divulgado na revista Exame, destaca que a capital foi apontada como a melhor cidade para fazer negócios no setor imobiliário.

A professora Raquel Rolnik, urbanista da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, explica o que está acontecendo: “Para quem está impressionadíssimo com a quantidade de prédios subindo, a gente teve um plano diretor que incentivou a construção de prédios muito próximos às áreas de metrô e transporte de alta capacidade.”

Segundo a urbanista, a ideia inicial era de que esses lugares pudessem receber mais gente morando nesses imóveis utilizando o sistema de transporte coletivo, deixando de usar o carro. No entanto, mudanças na própria regulamentação do plano diretor nos zoneamentos, após sua aprovação, em 2014, e pela combinação perversa desses dois elementos mais a política de regulação urbanística, a produção não foi exatamente de moradias populares, sem garagem, para usuários de transporte coletivo. “O que surgiu foram alguns tipos de produtos, do tipo estúdio, para aluguel temporário, tipologias de uso do espaço que não necessariamente são moradia permanente, além, é claro, de edifícios de renda alta, com muitas garagens.”

Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/boom-imobiliario-diminui-a-qualidade-de-vida-na-cidade-de-sao-paulo/#:~:text=de%20S%C3%A3o%20Paulo-,%E2%80%9CBoom%E2%80%9D%20imobili%C3%A1rio%20diminui%20a%20qualidade%20de%20vida,na%20cidade%20de%20S%C3%A3o%20Paulo&text=S%C3%A3o%20Paulo%20passa%20por%20um,fechada%2C%20sufocada%20pelos%20grandes%20empreendimentos.

Foto: retirada da reportagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *