Primeiro ciclo de debates do Festival de Verão também recebeu a diretora de grupo de teatro formado por mulheres da ocupação Carolina Maria de Jesus

Por que o povo não tem onde morar? Devemos nos questionar o tempo todo sobre isso”, advertiu o ativista Manoel Inácio Moreira Vieira, em sua participação, na manhã desta terça-feira, dia 12, no ciclo de debates População de rua, ocupações, arte e cultura, que integra a programação do Festival de Verão da UFMG.

Em uma explanação que sensibilizou o público que compareceu ao Conservatório UFMG, Manoel Vieira, integrante da coordenação nacional do Movimento de Luta nos Bairros e Favelas (MLB), criticou a lógica capitalista que rege a posse de terras rurais e urbanas no Brasil. “Como os portugueses se tornaram donos das terras no Brasil? Durante a colonização, eles não as compraram dos indígenas, então não faz sentido dizer que pretendemos [grupos que reivindicam as reformas urbana e agrária] ‘tomar as terras dos outros’. Trata-se de devolver a terra a quem produz”, argumentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *