“Os apartamentos novos em Belo Horizonte podem ficar entre 30% e 40% mais caros se o novo Plano Diretor, que tramita na Câmara Municipal, for aprovado no início de junho. O índice foi apontado por pesquisa realizada pelo arquiteto e urbanista Júlio Guerra Tôrres, membro da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea). Os dados serão apresentados hoje à imprensa, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Para chegar ao percentual, o arquiteto fez todas as simulações junto à Prefeitura de Belo Horizonte para aprovar um novo empreendimento partindo do pressuposto de que o coeficiente de construção da cidade seja de 1 por 1, conforme propõe o novo Plano Diretor. Ou seja, para cada metro quadrado do terreno, poderia ser construído também um metro.

Hoje, o coeficiente na capital é de até 1 por 2,7, fator que permite que imóveis mais altos sejam erguidos. “Ninguém melhor do que um arquiteto, que projeta BH, para fazer esse estudo. E a conclusão é o que já imaginávamos: ficará mais caro morar na cidade”, afirma o diretor imobiliário do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Ricardo Catão.”

 

Leia mais em: Hoje em Dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *