“O Observatório de Remoções, projeto coordenado pelo LabCidade em parceria com o LABJUTA (UFABC), coleta e divulga informações sobre remoções e ameaças de remoção na Região Metropolitana de São Paulo desde 2012. O mapeamento das remoções possui caráter colaborativo e é atualizado trimestralmente. Desde a atualização anterior, divulgada em abril de 2019, identificamos quatro novas remoções. Também foram apontadas mais seis novas ameaças de remoção”.

“A última atualização, realizada em junho de 2019, contabiliza os dados desde janeiro de 2017, portanto de dois anos e meio de pesquisa. Nesse período, foram 28.228 famílias removidas e 170.177 famílias estão ameaçadas de remoção. As principais justificativas relatadas para as remoções foram reintegração de posse (60) seguido de famílias em áreas de risco e em áreas de proteção ambiental (12 remoções em cada uma dessas justificativas)”.

“Já para as ameaças de remoções – quando há uma intenção de remoção que ainda não foi efetivada – as principais justificativas são a presença em áreas de risco (281), reintegração de posse (175) e urbanização de favelas (162)”.

Leia mais em: LabCidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *