Por Giovana Paula Ramos Silveira Leite / Bolsista do Projeto de Extensão RE-HABITARE (UFMG)

O Projeto de Extensão Universitária “Remoções Forçadas nas Vilas São Vicente, São Nicodemos e Santo Antônio”, produziu esse vídeo, visando levar conhecimento acadêmico e técnico de forma simples a população em geral, principalmente à comunidade externa à Universidade, sendo esse um dos papéis principais de um projeto de pesquisa e extensão.

O vídeo produzido pelo Projeto tem como tema abordado o caso da Vila São Vicente, localizada no município de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), e que embora exista há mais de 40 anos, convive com a insegurança jurídica devido a falta de vontade política do Poder Público em reconhecer o direito de posse dos terrenos para as famílias.

Os moradores da Vila São Vicente tiveram as suas casas demarcadas para a remoção, tendo como base um projeto de construção de uma bacia de contenção para o Rio Arrudas, sendo que em momento algum obtiveram informações claras por parte do poder público sobre algo que afeta decisivamente a sua vida.

No vídeo foram feitas diversas entrevistas com os moradores nas quais eles abordaram temas como as informações que foram prestadas a eles sobre o processo, a incerteza da indenização e a real necessidade das remoções. O processo de remoção das famílias já dura mais de uma década sendo, até hoje, incerto o futuro de seus moradores, que não receberam nenhum parecer efetivo sobre a posse dos terrenos e vivem na iminência de serem retirados a qualquer momento.

Assista ao vídeo em: Rehabitare UFMG