O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira (20) que mais de 50 mil venezuelanos já foram interiorizados no Brasil — ou seja, foram recebidos pelos postos da Operação Acolhida na Região Norte e, após uma série de procedimentos, estão realocados em situação regular em mais de 670 municípios do país.

De acordo com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, esses cidadãos da Venezuela estão cadastrados como residentes, refugiados ou mesmo como solicitantes de refúgio com processo ainda em andamento.

O fluxo de imigrantes da Venezuela para o Brasil aumentou consideravelmente depois de 2018, quando a crise econômica e política no regime de Nicolás Maduro se tornou ainda mais aguda. Muitos dos venezuelanos atravessaram a fronteira em Pacaraima (RR), cidade na fronteira que tem um posto da Operação Acolhida.

Ao todo, o governo federal estima que cerca de 260 mil venezuelanos residam atualmente no Brasil — independentemente da condição: refugiado, solicitante de refúgio ou residente. Não necessariamente todos esses precisaram ou precisariam passar pelos procedimentos de interiorização da Operação Acolhida.

Veja mais em: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *