O Cidade Integrada, projeto do Governo do Estado que promete levar segurança e cidadania ao Jacarezinho, quer remover 800 famílias da comunidade e levar para novas moradias. O problema é que há 11 anos, outras 1,4 mil famílias foram retiradas com a promessa de que receberiam casa, mas até hoje estão sem moradia e vivem com aluguel social defasado de R$ 400.

Na época, a iniciativa do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, tinha praticamente o mesmo objetivo, mas até hoje as famílias continuam sem moradia e lutam para receber suas casas.

É o caso da Kelly, que nasceu na comunidade.

O Jacarezinho é uma das comunidades mais pobres do Rio. Segundo o Instituto Pereira Passos, cerca de 15% dos cerca de 40 mil moradores vivem abaixo da linha da pobreza; 85% em instalações precárias.

Na época do PAC, o projeto era construir conjuntos habitacionais em galpões onde no passado funcionavam fábricas. Só que as unidades nunca foram feitas e nunca houve obra. Os prédios parecem ruínas e estão abandonados dentro da comunidade. Na porta, dá para ver lixo, sujeira e várias pichações.

Um estudo chegou a ser feito pela empresa de obras públicas do estado, a EMOP. O projeto detalhou as condições precárias da comunidade e propôs a reorganização do espaço público, mas as revitalizações não saíram do papel.

Leia a matéria completa em G1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *