A educadora popular Sarah Marques, 41, é filha da comunidade Caranguejo Tabaiares, localizada na área central de Recife, onde famílias vivem prioritariamente da pesca. Mãe solo dos gêmeos Rafael e Juliana, 16, viu o local onde cresceu precisar de ajuda – e resolveu atender ao chamado. Quando 76 famílias da região sofreram ameaças de desapropriação para dar espaço a construção de uma avenida, ela sentiu a responsabilidade de resolver a situação.

Oficinas de comunicação e cartografia, cine debates, parcerias firmadas e campanhas importantes realizadas, como a “Revoga Prefeito”, que pedia a anulação da ordem de despejo, foram essenciais nesse processo. “Passamos a discutir o direito à cidade, que é uma coisa muito ampla”, conta Sarah.

Como educadora popular, Sarah realiza oficinas, realiza palestras, ouve os anseios dos moradores da Caranguejo Tabaiares e se dedica 100% a ações de transformação social. A educadora considera ser uma grande responsabilidade levantar a voz da comunidade e tomar para si a resolução de problemas que deveriam ser de responsabilidade do governo.

Leia mais em Ecoa Uol.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *