O Prefeito Angelo Oswaldo (PV) assinou o documento que torna a área, próxima ao bairro Maria Soares, bem público, com um projeto de criação de 90 residências. Além da desapropriação, a Prefeitura também formalizou uma parceria com a Ocupação Chico Rei, criando laços e compromissos com o movimento, como a concepção de um novo bairro, nas terras da Febem.

O terreno foi adquirido pela Alcan Alumínio (dos canadenses) na implantação da empresa nos anos de expansão das atividades, nas décadas de 50 e 60. Em 2005, tornou-se Novelis, e em 2009, encerrou a produção de alumina (matéria-prima do alumínio) em Ouro Preto. Desde então, a empresa se diz dona das terras que circundam a antiga fábrica. Os movimentos de lutas populares reivindicam o local, instalando a Ocupação Chico Rei por ali, afirmando que existe o descumprimento do princípio de função social. Por isso, a decisão foi tão comemorada.

O auditório do executivo municipal estava cheio de membros e simpatizantes do movimento por moradia de Ouro Preto, bem como políticos e entusiastas da luta na cidade. A mesa diretora que comandou a cerimônia foi composta pelo prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga (PSD), o procurador Diogo Ribeiro, o secretário de Governo Yuri Assunção, o deputado estadual Leleco Pimentel (PT), o deputado federal Padre João (PT), a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação Camila Sardinha, o gerente de Habitação Pedro Moreira, a presidente da Associação dos Moradores do Taquaral Estéfanie Malaquias e o vereador Wanderley Kuruzu (PT).

Jairo dos Santos Pereira, coordenador do MTST em Minas Gerais, também esteve no evento e destacou que entregará nas mãos de Lula, que cumpre agenda em Minas Gerais, os projetos de moradias populares em Ouro Preto.

“ENQUANTO MORAR FOR PRIVILÉGIO, OCUPAR É UM DIREITO”: VETERANOS NA LUTA DESTACAM IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO POR MORADIA.

Fonte: https://galile.com.br/terras-da-novelis-sao-desapropriadas-em-ouro-preto/

Foto: retirada da reportagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *