Campinas registrou um aumento de auxílios-moradia para mulheres vítimas de violência doméstica. O benefício, fornecido pela Prefeitura, foi criado em 2023, quando teve 20 pessoas atendidas. No ano passado, esse número mais que triplicou, subindo para 75 mulheres beneficiadas.

De acordo com a Prefeitura, das 75 mulheres que receberam o benefício, 30 estavam entre os 30 e 39 anos. Quase todas elas (67 mulheres) tinham filhos crianças ou adolescentes.

A medida é simples e ajuda as vítimas a conseguirem deixar ambientes violentos e perigosos, como foi o caso de uma mulher, que preferiu não se identificar, entrevistada pela equipe da EPTV. Ela conta que a primeira agressão ocorreu no dia em que descobriu que estava grávida e programava uma surpresa para o seu então companheiro.

Grávida e sem uma fonte de renda para se manter, a mulher foi orientada na delegacia a procurar o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para solicitar um auxílio-moradia. Primeiro, ela foi encaminhada a um abrigo e, depois da solicitação, começou a receber o benefício de R$ 951,70.

O auxílio é destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade devido à violência doméstica e que, muitas vezes, não conseguem sair desse ciclo vicioso de violência por serem dependentes financeiramente do agressor.

Para ter acesso ao benefício, a mulher vítima de violência precisa estar recebendo acompanhamento dos serviços de proteção social de um dos CREAS. Então, é necessário apresentar:

Documento com foto, como o RG, e CPF;
Comprovante de endereço;
Cópia do boletim de ocorrência relativo à violência que a mulher sofreu.

Fonte: https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/cresce-em-275-o-numero-de-auxilios-moradia-para-vitimas-de-violencia-domestica/

Foto: retirada da reportagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *