Uma audiência está ocorrendo nesta segunda-feira (17) em Imperatriz, no Maranhão, para acelerar a reintegração de posse à Suzano Papel e Celulose de terras ocupadas há quatro décadas por mais de 700 famílias nos assentamentos Sapucaia e Riacho das Traíras, situados entre os municípios de Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca, no Maranhão.
A ação judicial foi movida pela empresa no ano passado, que reivindica a área. Agora, novas informações indicam que a operação de reintegração pode envolver um grande aparato policial.
O parlamentar denunciou a tentativa da empresa Suzano de retirar famílias que vivem nessas áreas e cobra providências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
“Não aceitaremos que essa injustiça se concretize. Essas famílias têm direito à terra onde vivem há décadas”, afirmou. O caso deve seguir em debate nos próximos dias, e Jerry informou que levará a denúncia para a Câmara dos Deputados.
A maioria dos moradores são agricultores familiares e dependem do cultivo da terra tanto para o próprio sustento quanto para o desenvolvimento econômico da região.
Fonte: Revista Fórum
Foto: Retirada da Reportagem.