Em um cenário onde a falta de moradia digna contrasta com os imóveis ociosos na área central do Recife, a ONG Fundo FICA desenvolve o projeto Casa da Concórdia. A iniciativa vai oferecer apartamentos acessíveis e serviços sociais à população imigrante em situação de vulnerabilidade na cidade e está em fase final de obra.
A requalificação do número 598 da Rua da Concórdia prevê, além dos seis apartamentos (dois de 3 dormitórios, três de 2 dormitórios e um kitnet) com aluguéis e taxas acessíveis, um programa de gestão social permanente com suporte para saúde, educação e inserção no mercado de trabalho.
De acordo com Simone Gatti, arquiteta, urbanista e diretora do Fundo FICA, a família que doou o prédio requisitou que ele fosse destinado a um projeto social para a população imigrante.
O processo de seleção das famílias está em andamento e deve ser finalizado no mês de março, quando as entrevistas serão realizadas.
Os critérios classificatórios são ser imigrante, refugiado ou apátrida, famílias que pagam aluguel muito alto para a sua renda, famílias que moram com outras famílias por falta de opção e mulheres chefe de família e/ou mães solo.
Além disso, para se candidatar, é necessário:
Morar no Recife há pelo menos 2 anos;
Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
Não ter sido beneficiado por outros programas habitacionais de interesse social.
Foto: retirada da reportagem.
Fonte: UOL
