O projeto “Canto da Rua Emergencial”, iniciativa da Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e parceiros, que tem o propósito de apoiar e oferecer atendimento em diversos serviços para pessoas em situação de rua diante do cenário da pandemia de Covid-19, prestou 164.752 atendimentos desde seu início, em junho de 2020. A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) participa da ação, prestando orientações jurídicas e educação em direitos. A instituição prestou 658 atendimentos no local.

Os números do balanço, com resultados até 15 de maio, foram divulgados na última quinta-feira (20/5). Foram atendidas no total, até o momento, 7.833 pessoas em situação de rua, uma média de 795 por dia. Atendimentos biopsicossociais somaram 40.711. A Defensoria Pública fez 658, o Ministério Público, 568, e o Centro de Defesa, 77 atendimentos. Foram distribuídos 188.300 lanches e 1.095.100 copos de água. E foram feitos 7.317 atendimentos na lavanderia e registrado o total de 98.170 banhos e 5.814 pets atendidos. Os atendimentos do projeto “Canto da Rua Emergencial” na Serraria Souza Pinto continuam até o dia 30 de junho.

Para a realização do “Canto da Rua Emergencial”, instituições públicas e voluntários se uniram para dar mais efetividade ao trabalho realizado, possibilitando que a população em situação de rua tenha acesso a seus direitos, ainda mais alijados, em função da pandemia.

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