Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) fecharam a Avenida Afonso Pena, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, e bloquearam o trânsito em frente à prefeitura no fim da manhã desta quarta-feira (11).
Os manifestantes protestaram contra a reintegração de posse da ocupação Eliana Silva, no Barreiro (leia mais abaixo). De acordo com fontes do Executivo, eles tentaram entrar na sede da PBH, mas foram impedidos por guardas municipais.
Conforme o MLB, a ocupação Eliana Silva existe desde 2012, tem cerca de 300 moradias e já conta com a regularização da água, luz, saneamento básico, asfalto, coleta de lixo, CEP, e equipamentos comunitários geridos pelo movimento, como a Creche Tia Carminha, que atende crianças da região, e do Centro Cultural Minha Quebrada.
O movimento argumenta que, recentemente, foi surpreendido por uma decisão da Justiça para o cumprimento de uma reintegração de posse na área onde está a ocupação.
O processo estava suspenso desde 2014, mas, em janeiro deste ano, o TJMG tentou uma mediação com o governo de Minas Gerais e a administração municipal para solucionar o conflito.
Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2024/12/11/manifestantes-fecham-avenida-afonso-pena-e-bloqueiam-transito-em-frente-a-prefeitura-de-bh.ghtml
Foto: retirada da reportagem.