Como parte das celebrações do Maio Cigano, o Ministério Público Federal (MPF) realizou, no último dia 16, a audiência pública Implementação de Políticas Públicas e Promoção de Direitos às Comunidades Ciganas, no Acampamento Cigano de Ibirité (MG), região metropolitana de Belo Horizonte. O encontro, que reuniu representantes das comunidades ciganas de Minas Gerais, autoridades de diversas esferas e organizações da sociedade civil, teve como objetivo o fortalecimento do diálogo institucional e a ampliação da visibilidade das demandas e direitos das comunidades ciganas no estado. 

O evento foi aberto com apresentações culturais de dança e canto e as falas dos participantes enfatizaram desafios estruturais e a urgência na implementação do Plano Nacional de Políticas para os Povos Ciganos, instituído pelo Decreto Presidencial nº 12.128/2024. Os presentes destacaram os déficits no acesso à educação, saúde, moradia e geração de renda.

“Para nós [realizar a audiência pública dentro da comunidade] é histórico, porque o Ministério Público Federal foi um dos principais atores na luta pela conquista dos nossos direitos, principalmente deste território aqui, isso tem a ver com o Ministério Público Federal”, afirma a liderança Valdinalva Caldas. “Essa audiência pública reflete para a gente a nossa conquista, a nossa vitória, porque nós estamos comemorando o Dia Nacional dos Povos Ciganos, mas com conquista”, completou ela.

Foto: retirada da reportagem.

Fonte: Ministério Público Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *