Para além das mudanças climáticas e pouca arborização, o calor intenso em Belo Horizonte no último mês do ano passado, com recordes sucessivos de altas temperaturas, pode ter impacto também de uma espécie de barreira artificial para ventilação natural da cidade, formada por prédios construídos em determinadas regiðes, como o Belvedere III, no Centro-Sul de BH. A questão, já apontada por estudiosos, agora se tornou alvo de uma investigação policial para apurarpossível crime ambiental.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou um inquérito para investigar se os prédios residenciais do Belvedere III, construídos no perímetro da Av. Luiz Paulo Franco e Estrada de Nova Lima, até a rua Rodrigo Otávio Coutinho e Praça Tom Jobim, podem ter fechado uma entrada na cadeia montanhosa da Serra do Curral para Belo Horizonte da corrente de ar dos chamados ventos do Quadrilátero Ferrífero, o que, consequentemente, teria impactado no aumento da temperatura média da capital mineira.
A ação inédita da PCMG foi aberta ainda em 2025, na última semana do ano. A organização irá ouvir especialistas, estudiosos, empresas e o poder público, entre outros, para coletar depoimentos sobre os impactos que a construção pode ter gerado em BH. Em paralelo, será feito um laudo pericial ambiental pela área criminalística da PCMG que investiga crimes ambientais, explica o delegado Daniel de Carvalho Isidório.
Caso a apuração da Perícia Oficial da PCMG comprove que realmente houve alteração da temperatura média de BH, devido a uma barreira criada pelos prédios do Belvedere para a ventilação natural da cidade, o fato poderá ser configurado como crime ambiental. E uma possível responsabilização poderá alcançar outras esferas da administração pública. A investigaçãoainda apura empresas que poderão ser responsabilizadas em caso de confirmação de crime ambiental.
O arquiteto e urbanista Roberto Andrés destaca que estudos já demonstram que a verticalização do bairro Belvedere ampliou a temperatura média em BH.
Foto: retirada da reportagem.
Fonte: O Tempo
