Com o avanço das baixas temperaturas, a Prefeitura da cidade de São Paulo entregou no sábado (22) 170 vagas para idosos em situação de rua em hotéis da cidade. O projeto faz parte de um edital lançado em maio do ano passado que prometia a abertura de 600 vagas nas acomodações para essa parcela da população.

Segundo a TV Globo, as vagas começaram a surgir em julho do ano passado após a publicação de três editais – os dois primeiros foram mal sucedidos de acordo com a TV. Das nove acomodações que acolheram os idosos, oito são na região central da capital e uma na zona norte.

Embora os 600 estejam provisoriamente em hotéis, outros 3.164 idosos ainda moram nas ruas, de acordo com o último censo da Prefeitura mencionado pela emissora. A cidade tem cerca de 24 mil moradores em situação de rua.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tomou posse após a morte de Bruno Covas (PSDB), disse que pretende ampliar a quantidade de vagas do projeto, mas prefere adotar cautela.

“Trabalho que precisa ser feito com cautela progressivamente, estamos com várias ações para atender essa população de rua, inclusive nessa época do frio levando as pessoas para um lugar adequado”, disse à TV Globo.

Nascido na Espanha, Carlos Nunes Azevedo, de 79 anos, foi um dos contemplados pela ação da prefeitura.

“Saí da rua de um lugar simples e chegar aqui é como um sonho. O fechamento [dos comércios por conta da pandemia de covid-19] dificulta muito as coisas”, diz o espanhol, que viveu por cinco anos nas ruas e mora há 40 no Brasil.

Veja mais em: UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *