O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou o despejo de todas as pessoas que atualmente moram na ocupação Anyky Lima, localizada em um casarão na rua Santa Catarina, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A ação de reintegração de posse é movida pela empresa de locação de veículos Localiza, locatária do casarão desde agosto do ano passado.  As 18 pessoas que vivem no imóvel de forma improvisada têm até 24 de agosto para deixar o local.

Desempregada há seis meses, Poliana Pereira, de 35 anos, mora na ocupação desde abril deste ano. Quando o auxílio-desemprego chegou ao fim, ela não teve mais como pagar R$ 500 pelo aluguel de um barracão na região Noroeste de BH. Sem ter para onde ir, Poliana encontrou abrigo na ocupação. Mãe de uma criança de 3 anos, seus pertences se resumem a uma cama, uma televisão antiga, um colchão e um lençol, além de um cobertor e alguns brinquedos velhos.

“Aqui cada um tem uma história e uma necessidade. O que temos em comum é que não temos outro lugar para morar”, disse a mulher preocupada em saber que os dias dela e das outras famílias que moram no casarão estão contados.

Segundo o representante do Movimento de Libertação Popular (MLP), Juliano Alfredo Reis Dias, o casarão foi ocupado por ele há quatro meses, para abrigar famílias em situação de vulnerabilidade social. “Nessa pandemia muita gente perdeu o emprego e não tem como pagar principalmente o aluguel, então o nosso movimento resolveu ajudar essas pessoas ocupando espaços abandonados em BH, como este”, contou Dias.

O representante do MLP também frisou que eles não estão depredando o local. Dias pede que prefeitura desaproprie o imóvel, providencie a restauração e o transforme em espaço de políticas públicas em favor da população de rua de Belo Horizonte. “Cada dia mais pessoas precisam de moradia e ações que ajudem de verdade quem precisa. Limpamos e tentamos cuidar de tudo da maneira que dá. A prefeitura nunca veio aqui para nos conhecer nem para saber quais são as necessidades das pessoas que moram aqui”, disse Dias.

Mais informações em: O Tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *