Para quem possui um lar com infraestrutura adequada chega a ser impensável viver sem ter um local para morar. É na nossa casa que repousamos, nos resguardamos, nos alimentamos e damos segurança aos nossos entes queridos.

Assim, ter um lugar digno para viver não deveria ser um direito de apenas alguns brasileiros, mas de todos, sendo essa necessidade vital amparada pela Constituição Federal de 1988. Sendo competência da União, dos estados e dos municípios, o Art. 6º bem demonstra essa colocação ao explanar que “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.

No entanto, nem todos podem contar com boas condições de habitação. Desse modo famílias inteiras crescem em locais por vezes até insalubres, sendo condenadas então a viverem de forma precária e correndo diversos riscos relacionados à saúde, à segurança e à vida.

Leia mais em O Impacto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *