Um total de 63% das pessoas atendidas por programas habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) esperou mais de cinco anos para ser contemplada. Dessa parcela, 26% aguardou mais de 15 anos na lista da Codhab e 16% esperou de 10 a 15 anos.

Ficaram na fila de espera de cinco a 10 anos 21% dos abarcados pelos programas da companhia. A taxa daqueles que aguardaram de um a cinco anos também ficou em 21%. Apenas 3% das pessoas contempladas esperou menos de um ano.

Os números são da Avaliação da Política Habitacional de Interesse Social do DF, feita pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), pela Codhab e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). Os dados foram divulgados na tarde desta terça-feira (8/2).

De acordo com o estudo, somente 6,4% dos contemplados recusou a oferta habitacional da Codhab antes do aceite definitivo. Desse valor, 5,5% relataram não ter aceitado a proposta apenas uma vez.

Quando a companhia disponibiliza um empreendimento, o participante pode escolher aceitar ou recusar por até duas vezes. Na terceira dispensa, o candidato passa a ser desistente de programa habitacional.

Entre os motivos da recusa pelo imóvel estão o preço (46%), a localização (38%) e o tipo de oferta (20%). Depois que aceita de maneira definitiva, a maioria dos contemplados avalia a habitação de forma positiva (76%) e 17% acham o local regular. Apenas 6% dos atendidos têm impressões negativas dos imóveis.

Leia a matéria completa em Correio Braziliense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *