Famílias organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocuparam, na manhã desta terça (28), a sede da Secretaria Estadual de Habitação, em São Cristóvão. Depois de um ano após a realização do acordo, o governo do estado ainda se recusa a iniciar a construção das habitações, mesmo já tendo o recurso liberado pelo Governo Federal.
Após cerca de 5 horas de ocupação, as 120 famílias conseguiram ser recebidas por representantes da secretaria. No encontro foi garantido que o governo estadual apresentará nesta quarta (29) uma nova proposta de terrenos para a construção de unidades habitacionais populares no Centro da capital fluminense.
Há três anos, mais de 100 famílias sem teto do MLB estão lutando por moradia digna no Rio de Janeiro. Essas famílias organizaram em 2021 e 2022 duas ocupações no centro da cidade do Rio de Janeiro, Ocupação João Cândido e Luiz Gama, dando função social a dois imóveis abandonados
Depois de serem despejadas das duas ocupações, essas famílias conquistaram o compromisso do Governo do Estado de construção de 110 unidades no centro da cidade. O movimento e o governo, através da Secretaria de Habitação de Interesse Social (SEHIS), vem se reunindo ao longo de mais de dois anos em mesas de negociação para garantir esse acordo. Importantes acordos foram firmados e em janeiro de 2024 o movimento conseguiu a aprovação de recursos para a construção das 110 unidades.
Foto: retirada da reportagem.
