A Caixa vai financiar a requalificação do prédio da antiga sede da Receita Federal de Manaus (AM) para transformação em moradia social. Localizado na Rua Marechal Deodoro, no centro da capital amazonense, o edifício abrigará 75 novas unidades habitacionais após a reforma.
O contrato assinado entre o banco e a construtora habilitada no chamamento público do governo do estado do Amazonas, prevê o investimento de quase R$ 17,8 milhões, oriundos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
Por meio do Minha Casa, Minha Vida FAR, o edifício de dezessete andares será inteiramente renovado e destinado a famílias que atendem aos critérios do programa, com renda familiar de até R$ 2.850. O residencial será composto por 75 apartamentos entre 53m² a 75m² cada um, com sala, cozinha, banheiro, dois a três dormitórios e área de serviço.
A modalidade Retrofit prevê a recuperação de prédios privados e públicos, antigos e inutilizados, com o objetivo de atualizar os espaços seguindo a legislação vigente e transformá-los em moradia. O uso da técnica é parte da estratégia do Governo Federal para amenizar o déficit habitacional no país, agilizando as entregas, visto que há o aproveitamento da infraestrutura já existente. A promoção da sustentabilidade é outro aspecto positivo do Retrofit, pois reduz a necessidade de novos recursos naturais e o descarte de materiais.
Fonte: Portal Em Tempo
Foto: retirada da Reportagem.