As obras que ampliaram a Ocupação Manuel Congo, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, foram concluídas, e o prédio está pronto para sua inauguração oficial neste sábado, 22 de novembro. O edifício localizado no Centro do Rio de Janeiro abriga 42 famílias que, juntas, somam cerca de 128 pessoas.

Após 18 anos de luta, a Ocupação, que fica ao lado da Câmara Municipal, concluiu as obras de requalificação do prédio, financiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades. O projeto recebeu um valor de R$ 3,8 milhões, que resultou na criação de 42 apartamentos, cada um com dois quartos, além de áreas comuns para os moradores.

Pensando na sustentabilidade e nas condições materiais de manutenção das famílias no centro da cidade, o edifício foi equipado com um restaurante, que servirá como espaço de geração de trabalho e renda para parte das famílias.

A Manuel Congo foi regularizada em 2024 e se tornou referência nacional como a primeira ocupação do país contratada na modalidade de Requalificação/Retrofit e tende a ser a primeira também com titulação coletiva no contexto urbano.

Essa titulação coletiva, que contraria a individualização de propriedades, faz parte de um debate do MNLM pela desmercantilização da moradia e para que essa conquista não acabe, por meio de locação e venda, nas mãos do mercado imobiliário.

Foto: retirada da reportagem.

Fonte: ICL Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *